3º Lugar

Instituto de Arte e Educação Circo Multicor

Projeto: Circo Multicor – Promovendo a saúde emocional de crianças e adolescentes no realinhamento da saúde mental e física, em tempos de COVID-19

Site: https://www.circomulticor.org.br/

Crianças e adolescentes beneficiados: 94

Local: Beberibe – CE

Faixa etária: de 8 a 17 anos

Reproduzir vídeo

Diagnósticos das crianças e adolescentes atendidos

Transtornos de ansiedade, depressão, autolesão e ideação suicida.

Resumo do projeto

O projeto oferece atendimento psicossocial às crianças e aos adolescentes e realiza atividades multiculturais e artísticas, como teatro, música e capoeira, com o intuito de valorizar talentos, inteligências e capacidades individuais dos participantes. A iniciativa também faz a articulação com as redes socioassistencial e de Saúde para acompanhamento das famílias dos atendidos, assim como proporciona atividades de cuidado com a saúde emocional dos envolvidos.

Metodologia

As crianças e os adolescentes, ao iniciarem o seu atendimento no projeto, são inseridos nas oficinas artísticas e culturais. Por meio destas atividades, os atendidos são apresentados a questões pertinentes à própria realidade, têm contato com novos conhecimentos do campo artístico e criativo, bem como previnem o surgimento de doenças mentais e mantêm o equilíbrio emocional.

Para integrarem as atividades pedagógicas, as crianças e os adolescentes também são inseridos nas vivências de práticas ancestrais afro-indígenas com foco na saúde. Trata-se da formação de espaço de apoio terapêutico onde crianças, adolescentes e seus cuidadores diretos, como familiares, professores, profissionais de Saúde e agentes sociais, participam de atividades que promovem a saúde emocional por meio do uso de tecnologias leves pautadas nas Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e saberes ancestrais afro-indígenas, como a roda de terapia comunitária integrativa e danças circulares.

As práticas terapêuticas, além de fortalecerem e promoverem o equilíbrio emocional, procuram proporcionar o compartilhamento de experiências de vida e sabedorias a partir da integração, do autoconhecimento, da ajuda mútua e da empatia, em um momento em que cada um se torna terapeuta de si mesmo.

As atividades artísticas e culturais, por outro lado, buscam contribuir na prevenção das doenças mentais e manutenção do equilíbrio emocional por meio de uma estratégia metodológica lúdica e de socialização com potencial terapêutico. Este processo envolve técnicas que ajudam no desenvolvimento da criatividade, concentração, expressão corporal e do posicionamento crítico quanto à realidade.

Resultados

  • 94 crianças e adolescentes atendidos;
  • Permanência na escola e melhorias nos índices de aprendizagem;
  • Acesso a atividades artísticas e culturais;
  • Melhoria da saúde emocional, física e mental;
  • Crianças e adolescentes com deficiência ou que demonstram dificuldade de comunicação, déficit de atenção e agressividade, estão mais interativas, concentradas e com maior facilidade de relacionar-se com o outro e lidar com atitudes afetivas;
  • As atividades artísticas e práticas terapêuticas têm contribuído na redução dos casos de ansiedade, depressão, automutilação e tentativas de suicídio.

A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua exclusivamente para promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

© FUNDAÇÃO ABRINQ – 2022